sexta-feira, 29 de maio de 2009

Kizomba e muita arte na terra da rainha!


Semana cheia! Recebi minha primeira “promoção” por aqui e já estou no upper intermediate – um nível acima do intermediário –, sendo assim, as aulas foram um pouco mais puxadas. Sempre na última semana de cada mês temos um exame oral e um de gramática e acho que me saí até que bem neste primeiro em menos de duas semanas por aqui. Já começo a puxar da memória tudo o que a Cultura Inglesa me ensinou.

Bom, mas os pontos altos da semana estão ligados a uma inesperada aula de Kizomba e aos deliciosos museus Tate Britain e o British Museum.

Mas o que é Kizomba? Pois então, descobri que meu faro jornalístico anda mais afiado do que nunca. Estava eu puxando papo para tentar praticar meu inglês com a Lorraine quando ela me contou que fazia aulas de Salsa e Kizomba. Salsa ok, mas Kizomba? Pois então ela coloca o CD e me mostra o ritmo originário da Angola, portanto com letras em português, disse-me então que não entende nenhuma palavra, mas que adora esse tipo de música. Lorraine me mostrou alguns passos e vendo meu interesse me perguntou se eu não queria ir à aula com ela no dia seguinte, eufórica, aceitei o convite!

Os professores eram todos portugueses, descendentes de angolanos e mal me viram já vieram me abraçar, beijar e óbvio, dizer que eu tinha cara de brasileira! A aula foi ótima, o ritmo é gostoso, não consigo explicar bem como é, mas tem aquelas típicas batidas de danças africanas. Depois da aula, o lugar vira uma “baladinha” para que se possa praticar um pouco mais. Está aí uma foto da fofa da Lorraine dançando Kizomba – não está das melhores, mas não queria causar com o flash -. E quem diria que minha primeira saída por aqui seria para um lugar que toca músicas africanas, hein?

Pois bem, adorável! Em determinado momento começou uma música que misturava Kizomba com um semi funk e daí rolou um passinho típico de festa de formatura, daqueles que todo mundo vai pro lado direito, esquerdo, pra frente e para trás. Muito bom!

Bom, hoje foi dia de museu. Na parte da manhã, como parte da aula, fomos ao Tate Britain (www.tate.org.uk), que possui o maior acervo de arte britânica do mundo, do século 16 até os dias atuais. Claro que os aborrescentes da minha sala estavam achando aquilo um tédio e eu lá absolutamente possuída pelo meu audioguia. Eles foram embora eu fiquei por lá. Mal sabem eles o quanto se deliciar um pouco mais com arte lhes faria bem no futuro...

Vi novamente de perto uma das minhas obras prediletas, Ophelia – aquela da peça de Hamlet, de Shakespeare – de John Millais, que tinha visto no ano passado com o Rô em uma exposição temporária do artista no Museu Van Gogh (ah, o museu Van Gogh!!!! www.vangoghmuseum.nl), em Amsterdã. Para quem quiser dar uma olhada em Ophelia: http://www.tate.org.uk/servlet/ViewWork?workid=9506&searchid=20995.

Como estava inspirada, resolvi dar uma chegada em outro imenso museu, o mais antigo do mundo, fundado em 1753, o British Museum. Este museu é impressionante, dá para passar horas por lá e ainda não ter visto um décimo do que ali está. Estivemos nele no ano passado, mas apenas por algumas poucas horas. São objetos e pinturas que abrangem desde a pré-história até os dias atuais. Peças impressionantes com séculos e séculos e séculos...

Amanhã pela manhã embarco para PARIS!!!!! Papai e Mamãe me aguardam por lá sob a Pyramide Inversée du Louvre!!! Ta certo que não será fácil estar lá sem o Rô, mas... Nos vemos na semana que vem!!!

Paris, Je t'aime!

4 comentários:

  1. Oh minha linda!!!!como adoro ler seus textos, como adoro saber que a cada dia aprende mais, prova coisas diferentes e se permite ser feliz de várias maneiras, uma inspiração para minha vida tão certinha e tão burocrática, eu que nunca me permiti e nem tive coragem de ser tão livre, tão desafiadora fico super orgulhosa de vc!!!!!!!!!!um dia eu ainda chego lá!!!!!!!!!
    aproveita o fds com nossos queridos, eles vão ficar te esperando lá na Monalisa!!!!!!!!rsrsrs e logo logo vc mata as saudades do Ro!!!
    bjs e te amo sempre!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que pontinha de inveja gostosa pelos museus... nunca atavessei o oceano, Cá. Morro de vontade de dar uma passeada por esses lados e ver todo esses pequenos porém ricos espaços de história. Boa viagem para Paris. Mesmo sem seu amore, duvido que vc não aproveite a Cidade Luz.

    ResponderExcluir
  3. Cáááá,
    É muito bom ver o tanto que vc tá curtindo este lugar!
    Make it the time of your life!!!
    xoxo,
    Chell

    ResponderExcluir
  4. Cá, depois vc me ensina a dançar Kizomba? Deve ser o máximo!

    ResponderExcluir