terça-feira, 19 de maio de 2009

Multicultural e Multicolorida


Difícil se ver diante do novo, do desconhecido. Não saber se deve ir para direita ou esquerda, se deve subir ou descer uma rua. Enfim, o primeiro dia não foi fácil no que diz respeito a direções.

Donna me levou para a estação de trem perto de casa – a Hernie Hill Station, ao Sul do Centro de Londres -, compramos o Oyster Card, algo com um bilhete único que vale por determinado período para ônibus, metro e trem, quantas vezes precisar, de acordo com as zonas que circulará. Londres é dividido em 6 zonas a partir do centro, a minha casa fica na zona 2.

Desci duas estações depois, na Victoria Station e a partir daí me perdi umas 10 vezes em cada quarteirão. Ri de mim mesma. Achada a escola, era hora dos testes para saber o meu nível. Fiquei no último nível do intermediário e ganhei minha primeira estrelinha no “volta às aulas”, pois acertei todas as 30 questões do teste de listening (aquele que a gente escuta um texto e marca a alternativa correta).

Professores bacanas e o melhor de tudo: nenhum brasileiro na minha primeira turma por aqui. Com certeza devo ainda estudar com outros brasileiros – já escutei várias pessoas falando em português pelos corredores -, pois toda segunda-feira entra gente nova aqui, mas estou achando o máximo não ter a tentação de falar com ninguém em português. Na minha sala tem gente da Turquia, Líbano, Japão, Coréia, Argentina, Alemanha, Arábia Saudita – muitos!!!-, Itália, Equador e vejam só, do Sudão. Absolutamente excitante esta experiência. Cada hora alguém conta uma coisa nova sobre seu país e sua cultura e é delicioso ver todo mundo tentando se ajudar com as palavras e termos desconhecidos.

Neste meu segundo dia, de fato, pelas ruas londrinas, já consigo circular tranquilamente por toda a área próxima à minha casa e à Victoria Station. Ainda é um pouco difícil saber para que lado tenho que olhar quando vou atravessar uma via de mão dupla, afinal, a mão deles é invertida, mas acho que isso me tomará um pouco mais de tempo.

Os ingleses estão sempre correndo e as estações estão sempre lotadas, mas, pelo menos até agora, me parecem bastante gentis. Ajudam com dúvidas - alguns até responderam três vezes a mesma pergunta que fiz! - e sempre cumprimentam com um “good morning”, “hi”, um aceno ou apenas um sorriso. Isso é algo que realmente não esperava muito.

Pelas ruas, uma intensa, confusa e bonita mistura de raças, culturas, cores, tipos de roupas, tecidos, enfim, de tudo e olha que andei apenas alguns quarteirões até agora!Sim, Londres deve ser bem cinzenta no inverno, mas me parece absolutamente colorida na Primavera/Verão.

Estou me divertindo com este hábito, que parece ser da maioria dos ingleses, de estarem sempre com um copo de café ou chá, uma fruta, um lanche, um donut – Carol, me lembrei muito de você e do Canadá quando comi um da KrispyKreme, eles são bem populares aqui também- ou muffin nas mãos. Os pequenos mercados – acho que os super e hiper não devem ser muito comuns por aqui, se é que eles existem – estão sempre cheios pela manhã e final do dia, onde todos costumam comprar os quitutes que mencionei.

O que também já me chamou a atenção é que por aqui existem lojas especializadas em cartões e mimos para todo o tipo de ocasião, aniversário de 1, 5, 15, 21, 30, 40, 80 anos, batizados, casamentos, para filhas, pais, mães, sobrinho, cunhado, papagaio e por aí vai! Fora os postais com imagens de todas as cidades para nós, os turistas.

Ah, Gi e Van Fontes, aqui o KitKat – de vários tipos e tamanhos – são vendidos em média por R$ 1 cada. Vocês enlouqueceriam. Logo começo estocá-los para vocês.

É isso... See you!

Lots of Love!

8 comentários:

  1. menina, até eu estou me surpreendendo com esta visao londrina. sempre imaginei tudo cinza, frio e triste... há coraçao nas terras inglesas....

    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Com essa sua energia contagiante, eu sabia que Londres se tornaria mais aconchegante... Te amo!

    ResponderExcluir
  3. É uma delícia descobrir cidades assim, Cá... E menina, nem me fala de KitKat. Quais versões você conheceu? Já provei algumas e tenho de creme de amendoim e o branco em casa... mas o tradicional ainda é dono do meu coração. bjoka

    ResponderExcluir
  4. Ai Meu Deus Kit Kat!!!!!!!!!por qual razão nao tem no Brasil, alguém pode me explicar???!!!!quando viajei para Europa, comprava um em todo lugar, posto de gasolina, banca de jornal era uma obsessão, branco, preto enfim todo mndo ria de mim quando eu encontrava um kit kat, parecia uma criança, tinha até dó de comer!!!!!!pode ir estocando e trazer uma mala rsrsrsrs!!!!que bom que está tudo bem estou adorando seus textos!!!!!!!!!te amo sempre linda!!!!ahhh acho que vou para o chile no dia 11/6, passar 4 dias do feriado!!!!!booommmmm!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Homenagem pro seu blog no meu http://peloscotovelosecotovelinhos.blogspot.com
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Estou amando ler suas aventuras em Londres. Saudades linda.

    ResponderExcluir
  7. Cá!!!
    Que delícia...to adorando acompanhar suas histórias! E que saudade dessa rotina que agora é sua...
    Nem me fale em Kit Kat...eu trouxe um pacote tamanho família qdo voltei...haha
    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de conhecer Londres! Saudades de vc! Bjs

    ResponderExcluir