terça-feira, 30 de junho de 2009

Festa, Exuberante Brighton e Genial Oxford


Mais uma semana se foi correndo feito doida! Mas acredito que esta última tenha sido mais veloz por conta da agitação da Eliza, por ser esta a sua derradeira semana em Londres.

Dezenas de centenas de palavras e expressões recordadas e aprendidas, não diria que já apreendidas, pois isso requer, de fato, mais tempo e mais prática. Aulas ótimas, aulas entediantes de tanta gramática, mas é, decididamente, totalmente diferente estar estudando inglês em terras britânicas.

Enfim, vamos aos acontecimentos.

Matei uma imensa vontade minha por aqui e realizamos um delicioso piquenique no Hyde Park. Comidinhas de todos os tipos, com direito a sushi e a camembert e muito vinho. Uma mistura incrível de cores, sabores e boas risadas brasileiras, colombianas, equatorianas, francesas, espanholas, suíças e turcas. Meu Deus, que bagunça!

Teve o pub em frente ao teatro no qual Jude Law está encenando Hamelet e, caraca, vimos o próprio, ao vivo e a cores!!! Tenho fotos para provar (rs)!

Depois do memorável Jude Law’s pub, regado a um belíssimo vinho francês, escolhido pela crazy french friend Clothilde, era hora de uma hilária balada gay. Nenhum gay estava entre nós, e os meninos até fizeram uma certa cara feia no início, mas nós, a mulherada, não queríamos nem saber, já tínhamos certeza de que o som seria ótimo e que nos divertiríamos muito. Dito e feito, nos acabamos de dançar ao som de Madonna, Amy Winehouse e afins, com direito a engraçadíssimas drag queens e algumas incríveis performances na claustrofóbica pista.

Sexta foi dia de despedida da Liza por aqui. Menina querida, doce e super boa companhia! Eu que não estava interagindo muito com os brasileiros por aqui, acabei ganhando uma super amiga carioca. Nos encontraremos em Lisboa neste final de semana - – aliás, estou bem empolgada para conhecer a “terrinha”- e depois... Rio de Janeiro... São Paulo...

Mas falando deste último final de semana, foi tempo de colocar o nariz fora de Londres. No sábado fui à Brighton. Ah Brighton!!! Que o Brasil me perdoe, mas que a “praia” daqui é bem simpática, ah isso é! Saindo do trem, a pouquíssimos passos da estação, avisto o mar ladeira abaixo. Brighton não tem um grãozinho de areia para contar história, afinal, é uma praia de pedras, mas, e acredito eu que justamente por isso, tem um visual incrível e peculiar para nós. Ruazinhas charmosas, construções belíssimas, gente sorrindo a toa – afinal, o verão está bombando aqui! – e o Royal Pavilion? Meu Deus! Um palácio diferente de todos os já vistos por aqui, pois é tudo em estilo oriental, exuberante!

O Píer é um, literalmente, parque de diversões e o Brighton Museum é genial, contando a história da cidade, peças antigas de grandes festas realizadas ali e muitas outras coisas! E isso tudo fica a menos de 50 minutos de trem do centro de Londres!

Domingão foi dia de algo absolutamente diferente deste clima de festa de Brighton, era hora de “provar” Oxford. A Oxford University foi fundada em 1167 por estudantes ingleses expulsos de Paris e, desde então, inúmeros grandes pensadores, estudiosos e escritores passaram por lá. Hoje são 36 universidades, sendo a maior dela a Christ Church, fundada em 1525.

O cenário é bucólico, os ventos parecem soprar conhecimento e a boemia se espalha pelos diversos pubs da cidade. É delicioso entrar a lojinha onde supostamente Alice - sim, a do País das Maravilhas - comprava seus doces, ver o quadro negro escrito por Einstein, avistar o lugar onde foi descoberta a penicilina, saber que Oscar Wilde, Tolkien (autor da incrível trilogia do Senhor dos Anéis) e outras diversas de importantes personalidades da literatura, política e, enfim, todas as áreas do conhecimento, viveram lá.

Portugal nos aguarda! Logo trago notícias de lá.
Beijos e saudades

2 comentários:

  1. Camilla, Camilla... tá ficando insuportável! Jude Law? Sério? Jesus! Eu ovulo toda vez que vejo esse homem. Quando o Fernando está viajando, saco logo o meu DVD do Alfie só para ficar mais carente ao ver aquele homi liiiiiiiiiindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Cá, quanta coisa boa, quanto lugar lindo. Dá pra sentir alegria só pelas suas palavras....

    ResponderExcluir