terça-feira, 23 de junho de 2009

Casa nova, Notting Hill, Shakespeare...


Sim, dei uma sumida. Uma sumida geral nesta última semana, mas foi por ótimos motivos. Sim, tenho estudado, me deliciado com a cultura alheia, passeado bastante, mas também tive uma semana cheia por conta de minha mudança. A casa na qual estava era ótima, mas, infelizmente, não poderia ficar lá por mais de cinco semanas, pois outra brasileira já estava agendada para o meu lugar.

Enfim, estou morando, desde sexta – depois de uma grande sessão de musculação forçada pelo peso das malas -, em um flat com a Eliza, uma carioca fofíssima e mais que animada, mas que já parte de Londres nesta sexta-feira. Dividiremos o apê por esta semana e depois fico sozinha por lá. Agora moro em um lugar mega central por aqui, no bairro de South Kensignton, pertinho da escola. Mas como sem wireless, fica um pouco mais difícil de ser muito ágil na net.

Voltando um pouco, no último final de semana, eu, Eliza e Murat (da Turquia) fomos à Hampton Court Palace, o palácio onde viveu o Rei Henry VIII, muito famoso por seus seis falidos casamentos. O lugar fica mais afastado do centro, na direção sul, e tem aquele charme de cidade do interior, com construções obviamente antiqüíssimas. O Palácio é incrível, cheio de histórias, no estilo da arquitetura barroco inglesa. Mas o mais legal mesmo é o jardim, como em Versailles, o Palácio é magnífico, claro, mas seus jardins são absolutamente mais bonitos. Dá para passar horas por lá, apenas caminhando e se deliciando com o verde.

Durante a semana fui à National Portrait Gallery que conta a história dos britânicos por meio de retratos. Então já viu: reis, rainhas, princesas, fulano de tal da corte, sicrano que navegou por aqui, ali e por aí vai. Lógico que tem um retrato de Shakespeare, Jane Austen, Lady Di e John Lenon por lá.

Agora o que realmente me encheu os olhos foi a National Gallery, um pela maravilhosa vista que se tem de suas escadarias, diretamente a Trafalgar Square, podendo enxergar ao fundinho o Big Ben e outra porque ela é linda por dentro e com belíssimos quadros incluindo os dos maravilhosos impressionistas Monet, Manet, Van Gogh e outros artistas como Rembrant e Velásquez.

Assisti meu primeiro musical por aqui, e o escolhido dentre as melhores de opções que esta cidade oferece foi o Dirty Dance – ah, Kel, como me lembrei de você lá! -. É um pouco de musical teatro, confesso que esperava um pouco mais de ação, mas é lindo! Igualzinho ao filme. Apaixonante!! Na lista dos que estão na mira estão Chicago e de Lion King.

Mas a semana não foi só de arte, o pub das terças-feiras foi engraçadíssimo sempre com direito a um, ou dois, ou vários (!!!) pagando aqueles imensos micos – é cada um que me parece dois, afe! -. Teve também a ida ao pub mais antigo de Londres, o Ye Olde Cheshire Cheese, com direito a nenhuma cerveja conhecida, para vocês terem uma idéia o pub foi REFORMADO em 1600 e tantos, e à Salsa, essa rendeu performances incríveis de conhecidos e desconhecidos.

Também teve o passeio a Greenwich, pedaço incrível da cidade - lindo, lindo, lindo – onde se encontra o famoso meridiano de Greenwich (0o de longitude) que divide a Terra nos hemisférios leste e oeste.

No final de semana conheci, de fato, Notting Hill, mais precisamente a Portobello Road. Minha gente, estou apaixonada por este lugar! Ali funciona um mercado (lojas e barraquinhas de rua) desde 1837 com antiguidades, jóias, roupas e afins. Cores, desenhos, artes, cheiros, huuum... Ambiente mais que agradável!

Depois foi a vez de Camden Town, ao norte de Londres, reduto dos punks, roqueiros, turistas, loucos, todo mundo misturado e junto! Lojas, lojinhas, barracas, barraquinhas, pubs, baladas, estúdios de tatuagem e por aí vai.

Mas confesso, a gripe me derrubou de novo e era hora de voltar para casa... Este domingo foi dia de me sentir um pouco mais perto de Shakespeare. Sim, assistir Romeu e Julieta ao vivo, em pleno o Shakespeare Globe – que mantem as características da época na qual as peças dele foram escritas – é inexplicável. Dá vontade de gritar para o Romeu não tomar o veneno fatal, dá vontade de chorar - acho que mais de prazer por estar ali.

Beijinhos!
See you!

5 comentários:

  1. Oiii minha linda sempre deixando a gente com inveja, né??não estou indo a tantos lugares lindos, mas no sábado me diverti vendo a Ma de noivinha e aquelas crianças fofas correndo de um lado para o outro na festinha junina, encontramos com o Ro e claro montamos o famoso carrinho, foi até fáci!!!e ele é lindo !!!nosso Gabi vai ficar mais fofo ainda!!!na reta final a gente fica torcendo para chegar logo, vendo aqueles babys lindos, queremos logo o nosso, mas ele tem que esperar a madrinha voltar!!!!
    saudades sempre!!!
    te amo sempe,
    Gi

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaa....Dirty Dance e Romeu e Julieta???? Você quer me matar, né? Que MARVILHA!
    Saudades muitas de você Cá......some assim não,mulher!
    Um beijo enorme procê!!!

    ResponderExcluir
  3. Pubs, peças, museus... e nós, pobres mortais, estamos aqui, só pastando. Divirta-se, gatona!

    ResponderExcluir
  4. Vida boa demais essa londrina, viu!
    Aproveite cada pedacinho disso, Cá...o tempo voa e não volta, infelizmente!
    Saudade!

    ResponderExcluir
  5. Adoro Dirty Dance... como eu queria saber dançar assim...

    ResponderExcluir